Leituras em Conexão promove segundo encontro amanhã

Nos encontros, é ministrado um curso para formar articuladores de leitura


     

Acontece • Sexta-feira, 16 de Março de 2018, 14:00:00

O projeto Leituras em Conexão promove amanhã, 17, de 8h a 12h, o segundo encontro de 10 programados para este ano, nos quais será ministrado um curso para a formação de articuladores de leitura. O curso é ministrado para nove turmas de professores da Rede Municipal de Belo Horizonte, uma turma por regional da capital, e a carga horária total é de 40 horas por turma. O Leituras em Conexão: Formação de articuladores de leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte é um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Belo Horizonte desenvolvido em parceria com o Ceale.

A proposta surgiu a partir da percepção da necessidade de um melhor preparo dos professores para trabalharem com os livros disponíveis nas bibliotecas das escolas da rede pública. Com isso, a intenção é apoiar políticas públicas de incentivo à leitura, levando ao conhecimento dos educadores os projetos na literatura que estão em vigor e tudo o que o governo oferece em termos de material de apoio para o ensino literário, como as bibliotecas e acervos de livros.

O curso pretende abordar o planejamento de ações para incentivar a leitura nas bibliotecas escolares, o melhor aproveitamento dos acervos literários, além de oficinas de leitura, abordando fundamentação teórica e a prática também. Ao final do curso, os projetos desenvolvidos serão expostos em local público e compartilhados em redes.

Confira quem são os nove formadores que ministram o curso:

 

1. BARREIRO (Escola Municipal Vinícius de Morais)

Guilherme Trielli Ribeiro

Graduação em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros, Brown University (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e Artes Comparadas. É professor do Departamento de Técnicas e Métodos de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o GPELL – Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, do Ceale/UFMG.

 

2. CENTRO-SUL (Biblioteca do Professor SMED)

Josiley Francisco de Souza

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FAE). Doutor em Literatura Comparada (2012), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua tese, intitulada “Do canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasil”, analisou ressonâncias africanas em contos de tradição oral registrados no Brasil e publicados em livro. Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), com a dissertação intitulada “Pedro Braga: uma voz no Vau”, em que discutiu as relações entre oralidade e escrita, literatura e memória, a partir dos manuscritos e narrativas orais do contador de histórias do povoado do Vau, no município de Diamantina. Graduado em Letras (Licenciatura: Língua Portuguesa), pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Possui experiência nas áreas de Letras e Educação, especialmente em temas ligados à oralidade, Literatura e Língua Portuguesa. É também contador de histórias e, além de se apresentar em eventos, ministra oficinas com o objetivo de discutir e desenvolver a arte oral de contar. Atua como pesquisador no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Literário do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

 

3. LESTE (Escola Municipal Padre Francisco de Carvalho Moreira)

Marilia Scaff Rocha Ribeiro

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado e doutorado em Portuguese and Brazilian Studies pela Brown University, EUA (2004 e 2008). Atualmente é professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa e Literatura no Instiituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Avançado Itabirito). De 2007 a 2016 esteve vinculada à Michigan State University, nos Estados Unidos, como Assistant Professor (cargo equivalente ao de Professor Adjunto). Lecionou em outras instituições norte-americanas tais como Brown University, Harvard University, Middlebury College e University of Iowa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teorias da Narrativa e Narrativas Contemporâneas, Literatura Brasileira, Culturas Lusófonas e Ensino de Português e Inglês.

 

4. NORDESTE (Escola Municipal Eleonora Pierucetti)

André Magri Ribeiro de Melo

Doutorando em Estudos Literários - Literatura Brasileira, com ênfase em Literatura, História e Memória Cultural, pelo Pós-Lit (Faculdade de Letras - UFMG). Mestre em Educação (área de concentração: Linguagem) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (2017). Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Membro do GELCE - Grupo de Estudos em Literatura, Cultura e Ensino (UERN) e do GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Literário (CEALE/UFMG). Atua nas áreas de Letras e Educação em interface com os estudos culturais e a crítica pós/descolonial. Seus campos de pesquisa são: teoria literária, literatura brasileira contemporânea, narrativas de si, crítica (auto)biográfica, memória social, cultura escrita e oralidade, experiência literária, literatura e política, história da leitura, formação do leitor literário e ensino de literatura.

 

5. NOROESTE (Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo)

Roberto Cezar de Souza Silva

Professor substituto no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Atua no subsetor de Língua Portuguesa ministrando a disciplina "Fundamentos Metodológicos do Ensino do Português". Graduou-se em Letras nas licenciaturas em português e francês (2008) pela UFMG. Doutor (2015) e Mestre (2011) em Educação, também pela UFMG, realizou pesquisa sobre formação de leitores de livros nos meios populares e sobre a trajetória e formação de professores diante da diversidade e da desigualdade social, respectivamente. Realizou residência pós-doutoral (Projeto PNPD Institucional) no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG (2016), quando atuou como docente, por dois semestres, na disciplina "Política Educacional", junto ao Departamento de Administração Escolar (DAE) e ao colegiado de licenciaturas da FaE/UFMG. Durante o doutorado, foi bolsista do programa REUNI e, por quatro semestres, atuou em disciplinas obrigatórias ofertadas aos licenciandos em Letras-português na FaE/UFMG. Trabalhou como Educador na Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em Belo Horizonte, com a formação para o trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social (2011-2012). Atuou ainda como professor-monitor no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - 1º segmento da UFMG (2006/2007/2008). Atua como pesquisador no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Literário do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

 

6. NORTE (Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes)

Fernanda Rohlfs Pereira

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG, linha de pesquisa Educação e Linguagem. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, membro do Núcleo Docente Estruturante da mesma instituição.Tem experiência na área de Alfabetização e Letramento, com ênfase em Literatura Infanto-Juvenil, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação e Linguagem, Educação Infantil, Mediação de Leitura e Formação Docente. Participa do grupo de pesquisa da UFMG "Leitura e Escrita na Primeira Infância" (LEPI). Foi avaliadora do PNBE 2012, 2013, 2014, 2015 e do PNBE/PNAIC 2014 e 2015. Presta assessoria pedagógica na formação continuada de professores (Ensino Regular), e se dedica a pesquisas relacionadas ao Letramento Literário e práticas literárias para crianças e jovens. Atua como pesquisador no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Literário do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

 

7. OESTE (Escola Municipal Salgado Filho)

Marta Passos Pinheiro

Possui graduação em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), estágio de doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte (Cefet-MG), atuando como professora, no Ensino Médio, na Graduação em Letras, no Mestrado e no Doutorado em Estudos de Linguagens. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitor de literatura, crônica, livro didático, letramento literário e literatura infantil juvenil. Atua como pesquisadora no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Literário do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

 

8. PAMPULHA (Escola Municipal Professora Alice Nacif)

Flavia Graciela de Alcântara

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, membro do Núcleo Docente Estruturante da mesma instituição. Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional e História do Brasil Contemporâneo. Atua como pesquisadora no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Literário do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita e no GSS - Grupo de Pesquisas de Gênero, Sexualidade e Sexo da Faculdade de Educação da UFMG. Áreas de pesquisa e atuação: História da Educação, Leitura Literária, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Gênero e Sexualidade, Formação docente.

 

9. VENDA NOVA (Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso)

Maria José Francisco de Souza

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/Minas (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), setor de Alfabetização e Letramento. É pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita ? CEALE/FaE/UFMG; do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação ? GEPHE/FaE/UFMG; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem ? NEPEL/FAE/CBH/UEMG. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG (2010-2011) no Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação - GEPHE. Foi bolsista PNPD no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/FaE/UEMG) no período de 03/2014 a 02/2016. Os principais temas de interesse de pesquisa são: cultura escrita, alfabetização, letramento, leitura e produção de textos orais e escritos, ensino de Língua Portuguesa e trajetórias de leitores.